Exposição Raízes Ubuntu

EXPOSIÇÃO
RAÍZES UBUNTU
De 04 a 28 de novembro de 2019
Retrospectiva dos trabalhos orientados pelo Professor Antônio Roberto da Silva, vencedor do 20º Prêmio Arte na Escola Cidadã.

A Exposição Raizes Ubuntu une dois projetos orientados pelo Professor Antônio Roberto da Silva e realizados por alunos do CIEP Prof. Octávio César Borghi.

Ambas são compostas por parte dos resultados produzidos, estandartes e máscaras, que são suportes artísticos para expressão do ensino-aprendizado dos alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, a partir de leituras, releituras e inspirações na arte negra e afro-indígena brasileira (grafismos, estamparia, pinturas faciais e corporais, máscaras, religiosa, etc.) e em alguns artistas negros brasileiros (literatura e artes visuais); mesclando estilos, técnicas e aproveitando como suportes e recursos expressivos materiais reaproveitados do meio ambiente (sustentabilidade).

Ubuntu é uma antiga palavra africana que significa algo como: “Eu sou porque nós somos”. Trabalhar este conceito nos leva a questionar nossas atitudes e olhares sobre nossas relações, afinal somos todos afetados por todos.

Nossas raízes, projetadas e poetizadas nas máscaras, revelam seu caráter artístico, religioso, ancestral e contemporâneo. E Ubuntu, na vida e obra dos artistas negros como Aleijadinho/Barroco, Bispo do Rosário/Arte contemporânea, Waldomiro de Deus/Arte Naif; na literatura Carolina de Jesus e Machado de Assis.

A vida e a arte foram usadas para responder, refletir, questionar e reinventar a vida. As portas se abriram com o projeto.

Ubuntu foi vencedor do 20º Prêmio Arte na Escola Cidadã.

Foi um fazer coletivo que levou a concluir:

“NÓS (alunos) colamos, cortamos, desenhamos e pintamos… NÓS fizemos…, então todos assinaram a obra.”

Contatos Prof. Beto: (19) 9 8379.3318 / betomacama@yahoo.com.br

Escreva

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s