Biblioteca de Americana: meio século de dedicação e perseverança

Do primeiro esboço traçado por uma comissão municipal formada em 1944 até a criação da Biblioteca Municipal em 25 de outubro de 1955 (Lei Municipal nº. 165/55), foram 11 anos.

A Biblioteca Municipal de Americana nasceu de insistente reivindicação pública, e se firmou como instituição tradicional, prestadora de serviços queridos à nossa população.

O crescimento tímido do acervo, as várias mudanças de endereço e a dificuldade de organização marcaram as primeiras décadas de funcionamento, mas a presença constante de leitores fez com que a iniciativa ganhasse importância.

Na década de 80 a Biblioteca ganhou sua morada tradicional, sendo transferida para o histórico prédio original do grupo escolar Dr. Heitor Penteado, na Praça Comendador Müller, no coração da cidade, dividindo espaço com o Museu de Arte Contemporânea. O público, o acervo e os investimentos cresceram consideravelmente.

Nos anos 90 os estudantes de ensino fundamental e médio descobriram as vantagens de se utilizar o acervo e os serviços do local. Antes da Internet, o serviço de auxílio à pesquisa de nossa Biblioteca era garantia de informações importantes para os trabalhos escolares. Em 1994 a instituição foi agraciada com o nome da ilustre americanense Profª. Jandyra Basseto Pântano.

A modesta freqüência de 100 usuários registrada no primeiro ano evoluiu a passos largos, e hoje ultrapassa mais de 60.000 usuários/ano, e o acervo inicial de 600 livros hoje já abarca mais de 55.000 volumes.

Além de servir à população em geral, a Biblioteca é de grande auxílio aos estudantes, desde os pré-alfabetizados até os pós-graduados, que tem a sua disposição, além dos livros, um acervo de folhetos, revistas e jornais atualizados, e mais recentemente o acesso à Internet. Para as crianças, a biblioteca reserva um acervo especial, com obras infanto-juvenis, uma gibiteca e uma ludoteca.

Os residentes de Americana, Santa Bárbara e Nova Odessa contam com o serviço de empréstimo de livros e revistas, que pode ser efetuado pelo sócio cadastrado.

A Biblioteca enfrenta hoje o desafio de levar cultura, lazer e informações abrangentes e atualizadas para um público cada vez mais exigente, mas há tempos mantém-se como elemento atuante e presente no processo cultural e educacional de nossa cidade.