Profª Jandyra

Um nobre nome para a Biblioteca

A indicação do nome de Jandyra Basseto Pântano para a Biblioteca foi apresentada por vereadores e pelo prefeito Frederico Polo Muller, que efetivou a nomeação ao promulgar a lei nº 2.867 em 29 de novembro de 1994.

Com a homenagem o local passou a ser denominado “Biblioteca Pública Municipal de Americana Professora Jandyra Basseto Pântano”, e recebeu em uma quarta-feira, dia 25/10/1995, a placa com o nome da ilustre professora, em evento com as presenças do então prefeito Frederico Polo Muller, da chefe de Divisão da Bibliotecas da época, Jocely Teixeira e de ex-alunos da professora. Nessa data a Biblioteca completava 40 anos de fundação.

Pequena Biografia

Jandyra Basseto Pântano nasceu em 27/10/1916, em Villa Americana.

Seus primeiros estudos foram feitos nas Escolas Reunidas, uma das primeiras escolas fundadas na emergente cidade. Concluiu o curso de normalista em Campinas.

Em janeiro de 1938 foi nomeada para exercer o cargo de substituta efetiva do grupo escolar “Dr. Heitor Penteado”, cujo primeiro prédio, construído em 1931, serve hoje de morada para a Biblioteca.

Na escola, passou 22 anos do magistério como professora primária, dando exemplo de assiduidade e trabalho.

Jandyra conquistou seus alunos pela firmeza de caráter e bondade de coração, e apesar de ter lecionado em todas as séries, preferia o quarto ano, demonstrando sua preocupação em preparar suas estimadas crianças para a vida.

Aposentou-se em 09/03/1968, mas mesmo após deixar o ensino oficial continuou recebendo alunos em sua casa. Chegou a alfabetizar adultos e a ajudar alunos carentes.

Faleceu em 07/06/1988, deixando um legado de amor pela profissão.