Exposição Ubuntu

UBUNTU: SOU PORQUE SOMOS

De 12/11 a 14/12 de 2018

A exposição faz parte do Projeto: “Estandarte Ubuntu”, dos alunos de 4º e 5º anos do CIEP “Prof. Octávio César Borghi” (Cidade Jardim), composto por leituras e releituras práticas, inspirado na arte negra e afro-brasileira (grafismos, estamparia, pinturas faciais e corporais, mascaras, etc.) e nos artistas negros brasileiros; mesclando estilos e técnicas, aproveitando como suportes e recursos materiais/resíduos reaproveitados do cotidiano e do meio ambiente.

O trabalho foi todo sustentável, reaproveitando materiais descartados. O processo, todo registrado, gerou mais de mais de 200 produções, das quais cerca de 40 foram selecionadas para a mostra.

A exposição, com trabalhos interativos, celebra artistas como os escritores Carolina de Jesus e Machado de Assis, os artistas plásticos Bispo do Rosário, Waldomiro de Deus e Aleijadinho, bem como a figura de Zumbi dos Palmares. O envolvimento, e porque não dizer a completude da obra, se dará pela participação do público através da palavra escrita. O público está convidado a intervir nas peças, manifestando-se através de mensagens ou desenhos e colando-os nas obras.

O conhecimento (conteúdo) foi construído não como cópia do tema e artistas estudados, mas como fruto do intenso trabalho de criação, significação e ressignificação. Na busca do entrelaçamento e fusão entre literatura, artes visuais e a vida. Os trabalhos partiram da criação de suportes inspirados nos estandartes da cultura popular e outros, poetizando para as modalidades artísticas: escultura, desenho, pintura, colagem e outras. Sempre considerando o objeto de estudo das artes visuais (a composição) – a forma e seus elementos específicos: cor, linha, plano, volume, textura e a expressão da palavra escrita.

Ubuntu, uma antiga palavra africana originária da língua Zulu, significa algo como: “Sou o que sou graças ao que nós somos”, ou em outras palavras, “Eu só existo porque nós existimos”.

Quanto à autoria, o fazer coletivo e o universo trabalhado os fizeram concluir: “NÓS (alunos) colamos, cortamos, desenhamos e pintamos… NÓS fizemos…, então a obra é de TODOS NÓS.

Contatos Prof. Beto: (19) 9 8379.3318 / betomacama@yahoo.com.br

 

Anúncios

Escreva

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s