EXPOSIÇÃO OLHARES POR BICICLETAS
De 05 a 28 de março
As bicicletas no cotidiano dos brasileiros em registros fotográficos do Projeto Transite.
Projeto Transite e Exposição Fotográfica “ Olhares por Bicicletas ”
Documentação Fotográfica que revela os brasileiros e suas bicicletas, realizada por um fotógrafo Cicloviajante que percorreu os 26 Estado do Brasil com sua Bicicleta.
TRANSITE é um projeto de documentação fotográfica que tem como tema os brasileiros e suas bicicletas. Uma jornada em busca de histórias instigantes envolvendo a bicicleta registrando cidadãos que utilizam o veículo bicicleta nas cidades, numa cicloviagem de mais de 17 mil quilômetros pelo território brasileiro conhecendo a realidade dos mesmos com o cicloviajante e idealizador do Projeto Transite, o fotógrafo paulista Felipe Baenninger que vendeu tudo o que tinha para realizar esse sonho.
A proposta é documentar através de fotos e entrevistas, os ciclistas brasileiros, ouvir as pessoas que utilizam a bicicleta no seu dia a dia, seja para trabalho, atividades do cotidiano, iniciativas, etc. O Projeto iniciou em Junho de 2013, saindo de Porto Alegre RS e teve como destino final Belém do PA, passando por centenas de munícipios, o qual só foi possível através de financiamento coletivo via crowdfunding, inspirado em outros projetos. Ao término da expedição foi lançado um fotolivro com centenas de registros do cotidiano.
A Exposição “Olhares por Bicicletas” é uma mostra com uma série fotográfica em parceria colaborativa com o Projeto Transite, realizando os registros dos cidadãos que usam o veículo bicicleta e que tem como proposta, retratar histórias de pessoas que tem uma relação direta com o veículo bicicleta, seja ela como meio de transporte, para o trabalho, escola, faculdade, atividades do cotidiano, pequenos deslocamentos, passeios urbanos, lazer e esporte, etc, na Região Metropolitana de Campinas SP e do sul do país. Outro objetivo é trazer ao diálogo a questão da mobilidade nas cidades, a importância do veículo bicicleta nesse contexto e a relevância da presença do cidadão ciclista no cotidiano. “A idéia é mostrar que a bicicleta vai muito além de dar aquele rolezinho de final de semana, e sim mostrar que é possível conviver na cidade”.
O Projeto Transite esteve na Região Metropolitana de Campinas, na ocasião completou 1.000km de viagem, o qual pode compartilhar histórias, experiências, entrevistar dezenas de ciclistas e conhecendo um pouco mais da nossa realidade, através de encontros, diálogos, visita surpresa de sua mãe e tia, na Estação Cultural, no município de Santa bárbara d´Oeste SP, numa parceria com o Pedala SBO ( um movimento coletivo da sociedade que incentiva, orienta e propaga a cultura da bicicleta na RMC ). A mostra já percorreu diversos locais, como: Museu da Imigração, Estação Cultural, Câmara Municipal, CEU das Artes, no município de Santa Bárbara d´Oeste SP. A mostra idealizada por Eduardo Alves do Vale (Natural de Americana), ciclista urbano, o qual utiliza a bicicleta como seu principal meio de transporte desde 2010 e demais amigos ciclistas. Os registros realizados na RMC tiveram como colaborar o fotógrafo, Ciclista, Marcelo Lazinho.
Ao se tratar de Cidadãos Ciclistas, o evento tem objetivo de comemorar o “DIA ESTADUAL DE RESPEITO AO CICLISTA” e ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER, em valorizar a vida humana, conscientizar e mostrar a relevância do Cidadão Ciclista e o veículo Bicicleta na cidade, além da importância do diálogo sobre o uso e compartilhamentos do espaço público ( vias Públicas ) às pessoas que decidem utilizar esse veículo ( Propulsão Humana ) no seu cotidiano. além daqueles que fazem uso da mobilidade ativa (a pé), pessoas com necessidades especiais, etc.
Contato : Eduardo Alves do Vale
Fundador e Coordenador do Pedala SBO
( 19 ) 9 8836 5641
Facebook : Pedala SBO https://www.facebook.com/Pedala-SBO-259327664198936/
Skype : edubrasbo
Saiba mais :
http://projetotransite.com.br/
https://www.youtube.com/watch?v=ooUMKVgcIRM
Parabéns Eduardo Alves do Vale >>>> Grande incentivador por Pedalar por um Viver Melhor .