“Olhares em risco: o giz e a arte de Afonso Escanhola”
De 07 a 29 de maio
Exposição de retratos em giz de cera sobre papel e óleo sobre tela do artista visual americanense Afonso Escanhola.
Abaixo, texto do próprio artista:
A Arte veio naturalmente, desde cedo gostava de desenhar, desenhava todo o tempo, presenteava as minhas professoras, de português e matemática com desenhos que fazia em suas próprias aulas, quando não ficavam brava, me elogiavam, diziam que eu tinha talento e que eu deveria seguir este trabalho.
Busquei aulas de desenho, queria melhorar meu trabalho, porém eu não ficava completamente satisfeito com o método de ensino, não queria apenas desenhar e aprender técnicas, queria conhecer um pouco mais da arte, por isso, nunca consegui parar em uma escola que apenas falavam em técnicas.
Com 22 anos fui a Santiago do Chile estudar espanhol, e tive a oportunidade de conhecer alguns artistas de rua que me diziam que só era possível sair um ótimo trabalho quando a técnica estiver em segundo plano, e a arte em primeiro. E desde então sigo este conselho.
Dois anos depois fui estudar em Bahía Blanca, cidade argentina onde conheci uma professora que ministrava aulas de arte no teatro municipal da cidade. Durante seis meses, quase todas as manhãs eu estava naquele teatro, e quando voltava continuava a desenhar até que encontrei um estilo próprio, deixei o lápis 6B pra começar a usar o giz de cera. Hoje pouco usado em retratos, não visando a perfeição do desenho, visando apenas o estilo do trabalho.
O motivo deste trabalho na biblioteca é expor personalidades de expressão, não visando o lado politico de uma unidade, e sim do conjunto. Podemos notar os pólos neste trabalho: a extrema esquerda com a extrema direita. Fica uma reflexão sobre as posições…
Contato
(019) 993314720
afonso_escanhola@hotmail.com