DIAdeLER TODODIA!

dia de ler 2.

Texto adaptado do site oficial: http://www.diadelertododia.com 

Dia de Ler. Todo Dia!, é uma mobilização de incentivo à leitura agendada para acontecer, pela primeira vez, em nível nacional, no próximo dia primeiro de outubro.

Vale ler livros inteiros ou apenas um parágrafo. Vale ler um romance, uma poesia, ficção ou biografia. Livro, revista, jornal, gibi. O que conta para o Dia de Ler.Todo Dia! é a atitude de ler.

Ler na biblioteca, na sala de aula, na fábrica, no escritório, no ponto de ônibus, no consultório, na praça ou no restaurante. Vale ler em qualquer lugar da cidade sem contrariar nenhuma regra de segurança, logicamente. Não pode ler dirigindo, mas pode ler como carona.

A proposta é mostrar que a leitura é um ato prazeroso e que cabe no nosso dia-a-dia, sem nenhum inconveniente.

O nome do evento será DIAdeLER.TODODIA! para todas as cidades participantes?

Sim, queremos que seja um movimento nacional e, para tanto, precisa ter uma unidade. O mesmo nome e a mesma data (primeiro de outubro) representam essa unidade, uma vez que cada cidade pode realizar o evento da maneira que achar melhor.

A que horas começa e a que horas deve terminar essa mobilização pela leitura no dia primeiro de outubro?

Propomos iniciar às 9 horas da manhã e encerrá-la às 21 horas para dar oportunidade a todos de participarem. O mais importante é cumprir o período de 12 horas para a mobilização.

O que devo propor como atividades de leitura?

O propósito do DIAdeLER.TODODIA! é ler e, nesse sentido, a simplicidade é essencial, tanto na concepção quanto na realização do evento. Ler é o objetivo que realmente interessa.

Como vamos calcular quantos participantes tivemos?

Ler é um ato solitário mas nada impede que alguns voluntários leiam para grupos de crianças ou de idosos, por exemplo. Na somatória final conte em separado quantos leram e quantos ouviram a leitura. A soma dará o número de participantes.

Dê alguns exemplos de ações para a mobilização pela leitura?

Nas escolas, por exemplo, os alunos que sabem ler poderão organizar sarau, jogral ou concerto de leitura. Na hora do almoço ou do café nas fábricas e escritórios é possível fazer o MINUTINHO DE LER. Na praça pública é possível organizar leituras ininterruptas da Bíblia e na quadra ou pátio da escola a leitura ininterrupta de um grande clássico da literatura universal. Mas pode ser também uma maratona de leitura dos jornais e revistas de circulação na cidade.

Posso ler para meus filhos?

Sim, claro que pode. Ainda mais se forem pequenos e não sabem ler. Na hora de contar é simples: um leu (você), dois ouviram (seus filhos), resultando em três participantes só nesse ato de leitura.

Posso ler para um idoso, uma pessoa doente?

Sim, pode e vale muito esse gesto de leitura solidária que é ler para quem não pode, ainda não sabe ou não consegue ler.

Tenho de registrar a leitura que estou fazendo?

É a única maneira de comprovar participação. Os registros em fotos ou filmes ajudarão também a compor um portfólio deste dia que, sem dúvida alguma, será marcante para toda a cidade.

Só filmes e fotos comprovarão a participação?

São os meios mais eficientes e que podem, realmente, atestar a participação. Peça filmes curtos, feitos a partir do celular ou com baixa resolução para o envio.

É melhor foto ou filme?

Ambos são legais e servem para comprovar participação. Mas é evidente que levaremos em consideração as declarações assinadas por professores, diretores, chefes de serviço, empresários e, significativamente, da secretaria, do departamento ou do serviço de Educação ou de Cultura. É uma mobilização de boa fé onde o grande prêmio é o envolvimento da cidade com a leitura.

Como fazemos para enviar o material, fotos e filmes, para vocês?

Via facebook, email, ou pessoalmente mesmo (por que não?).

José Mindlin, empresário e o maior bibliófilo brasileiro costumava dizer que a leitura é o único vírus que nos faz bem, sempre. Pois então, não pare de inocular esse vírus. O Brasil precisa muito.

Anúncios

Escreva

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s