A Pequena Loja dos Horrores

Cine Biblioteca - Pequena loja dos horrores

Um dos mais renomados diretores de filmes “B” da história do cinema, o norte-americano Roger Corman, fez fama por produzir películas em tempo recorde, tendo dirigido, escrito ou produzido centenas de filmes baratos, principalmente nos anos 60.

“A Pequena Loja dos Horrores” foi um destes filmes, produzido em dois dias com cenários e figurinos de outros filmes. Tornou-se cult e inspirou um musical homônimo montado no circuito off-off-broadway em 1982, que ficou em cartaz por cinco anos. Além das divertidas canções, a peça utilizava uma sequência de marionetes para representar a grande estrela da história, a planta carnívora Audrey II.

Um dos criadores dos Muppets, Frank Oz, se encantou e decidiu transformar o musical em filme, em 1986. O resultado agradou a crítica, mas não empolgou o público. O filme só tornou-se um sucesso mundial ao ser lançado em VHS.

Em 2003 ganhou nova versão nos palcos, agora na Broadway, novamente com enorme sucesso, sendo encenada até hoje por várias companhias de teatro em todo o mundo.

Curiosamente, o filme de 1986 não foi lançado com o final originalmente filmado. Em sessões de teste, o público demonstrou não apreciar a conclusão tragicômica da história. Um novo final feliz e hollywoodiano foi produzido e o filme agradou em cheio.

Porém, em 2012, Frank Oz decidiu restaurar e relançar a obra com seus bombásticos 23 minutos finais originais. Assim, Audrey II deixa de ser uma simples e divertida ameaça espacial para se tornar uma bem sacada metáfora do marketing televisivo, invadindo e engolindo as pessoas por onde passa. E, de forma alguma, deixou de ser “horrorosamente” divertida.

CINE BIBLIOTECA – 30/07 – 14h e 19h – A Pequena Loja dos Horrores
(Little Shop of Horrors) 103 min, EUA, 1986, Legendado, Classificação indicativa: 14 anos.

 

Escreva